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Curso Miracatu

 
 
Olá pessoal!
A proposta da atividade foi desenvolvida com os alunos da 7ª série C- E.E.Clodonil Cardoso.
De acordo com o currículo de Matemática e a situação de aprendizagem que estávamos iniciando, teríamos um trabalho com equações, linguagem algébrica e cálculos que o próprio material chamou de heurístico, ou seja, realizar os cálculos por meio de investigação e descobertas, sem uma forma ou mecanismo padrão, já que os mesmos serão trabalhados em séries posteriores. Eles tiveram muita dificuldade em realizar essas atividades, pois esbarraram em cálculos simples que não conseguiam executar, então, em conversa, eles sugeriram realizar atividades de revisão onde praticassem e estimulassem o cálculo.
Daí, iniciei um projeto que intitulei de “Matemática Básica” para trabalharmos todos essas habilidades ociosas.
Na sala do Acessa trabalhei o Jogo das Contas, existente no site Só Matemática. O mesmo consiste em realizar os cálculos e conforme eles vão acertando vão subindo de nível até chegarem ao nível máximo que é o Gênio da Matemática.
Como a intenção era o uso das tecnologias na aprendizagem, iniciamos desde a conexão da internet, o uso do site de busca- Google- até a página desejada e todo o procedimento até chegar ao jogo.
Nem todos os computadores do Acessa estavam funcionando então pedi para que os alunos que tinham computador em casa ou já estavam mais habituados que deixassem os que não tinham tanto acesso manusear, e, para minha surpresa muitos não sabiam. Então a aula de Matemática acabou extrapolando barreiras.
Eles adoram os jogos de adição e subtração e os mesmos foram realizados por meio de cálculo mental. Todos conseguiram chegar ao gênio da matemática. Continuaremos com a multiplicação e divisão.
Com essa proposta acabei tornando o projeto permanente, e se possível, uma vez por semana ou integrados às aulas trabalharemos esses assuntos de revisão.



 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
RELEXÃO DO TEXTO: MÍDIA- EDUCAÇÃO NO CONTEXTO ESCOLAR
 
 
O relato crítico que o Silvio P. Costa fez das escolas de Florianópolis é bem parecido com a nossa realidade. As escolas particulares ainda se destacam no trabalho com as tecnologias em relação às escolas públicas.

Independente da instituição de ensino, segundo Silvio, as mídias trabalhadas devem ser escolhidas dentro das necessidades individuais e coletivas por achar que os meios de comunicação são espaços educativos e socializadores.

Para que o trabalho seja realizado é necessário o letramento, pois só assim os alunos conseguirão entender e criar.

Outro aspecto percebido por ele também enfrentamos que é a falta de formação suficiente ou adequada para esse desenvolvimento, porém, agora, contamos com uma estrutura melhor que é o programa Acessa Escola.

A tecnologia é bem trabalhada e os alunos são estimulados a usar os diferentes recursos, porém, em muitos deles, eles não sabem usar e o próprio professor não sabe ensinar por não conhecê-lo profundamente.

A linguagem informática foi bem explorada, mas a rede particular se destacou nesse ponto por também usar o Hagaquê, algo que só agora nós conhecemos.

Algo que o autor achou importante e as escolas não incentivavam era a audiência, ou seja, divulgar para os outros os trabalhos realizados.

Concluindo, percebeu-se que a tecnologia não é algo distante e seu uso ainda é um caminho em construção não só para eles como para nós também.

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