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ESA- Atividades práticas

8º ano - Jogo do clipe

Realizar jogos é uma maneira interessante de tabular dados para a construção de gráficos.
O jogo do clipe tinha como objetivo a construção do gráfico de ramos e folhas.
As regras do jogo foram estipuladas pelos alunos antes do jogo iniciar.

Regra 1- todos os participantes assoprarão uma vez a cada rodada e não as 5 vezes de uma vez só.
Regra 2- Ganhará o jogo o participante que assoprar o clipe mais longe do ponto inicial.

















Gabriela - jogadora com melhor desempenho em 4 rodadas



Fernando: o vencedor
 


















Além da tabulação dos dados e da construção gráfica o jogo foi interessante porque possibilitou que eles analisassem diferentes pontos do jogo:
  • O biotipo do participante não garantiu um bom sopro;
  • A escolha do vencedor pela maior distância do clipe não foi a melhor  opção. Se pudessem reestruturar a regra, mudariam para que o vencedor fosse aquele que obtivesse a melhor média aritmética das distâncias.








7º ano - Radiciação

É muito comum trabalhar a radiciação se preocupando apenas com a parte algébrica "qual é o número que multiplicamos igual duas vezez, três vezes..." porém, é necessário mostrar aos nossos alunos o significado geométrico também:
Raiz quadrada- É o maior lado que um quadrado com uma determinada área pode ter.
Raiz cúbica- É a maior aresta que um cubo com determinado volume pode ter.
Para essa associação, meus alunos construiram com o uso do material dourado, quadrados com diferentes áreas e anotaram as medidas dos lados e paralelo a isso faziam a conversão para a representação algébrica.






















8º ano - Simetria

As atividades práticas ajudaram muito meus alunos no entendimento e diferenciação da simetria.
Eles conheceram a simetria axial (reflexão) simetria radial (rotação) e a translação.
Realizamos atividades de análise de imagens, construções geométricas e uso de softwares para construções de imagens simétricas.
Simetria axial- Existência do eixo de simetria. O eixo pode ser na vertical, horizontal ou diagonal. Algumas figuras possuem mais de um eixo de simetria.
Simetria radial- A verificação da simetria não é feito por eixo como na axial mas sim, por meio de uma rotação. O giro pode ser feito em diferentes graus, porém, ao efetuar a rotação a figura deve manter as mesmas caracteristicas para que seja simétrica.
A translação indica o deslocamento da figura porém, mantendo sua representação original.





















1º ano do Ensino Médio- Batalha Naval Circular

Para trabalhar a simetria existente no ciclo trigonométrico realizei um jogo com meus alunos. Diferente da Batalha Naval tradicional cuja coordenada era dada por uma linha e uma coluna, nesta, a coordenada é dada por um arco e um raio.
A atividade foi  muito produtiva, resultado disso foi o avanço no trabalho pois eles deveriam assimilar os arcos da meia volta e trabalhamos a volta completa.
Lembrete para determinar a simetria dos arcos.
1º Quadrante- arco referência
2º Quadrante- 180º menos o arco
3º Quadrante- 180º mais o arco
4º Quadrante- 360º menos o arco.











 











2º ano do Ensino Médio- Prismas

Os sólidos geométricos foram utilizados durante a aprendizagem dos prismas, pois é difícil num primeiro momento para os alunos assimilarem informações tridimensionais apresentados numa folha que é bidimensional.
O trabalho concreto ajuda na análise e percepção de elementos como área da base, área lateral, arestas, diagonais e volume necessários para a realização das atividades.









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